Eventos Semanais

...Continua Aqui

Escola é lugar de… BRINCAR!

Só de redigir o título do post fico com o coração transbordante, pois alcançaríamos metade do caminho se o mesmo fosse compreendido por pais, professores e pelas instituições de ensino, principalmente as que oferecem a Educação Infantil.

É muito comum acompanharmos a ansiedade dos adultos em relação à trajetória acadêmica das crianças, associando a escolarização precoce a um ensino eficaz e de qualidade. Seria interessante ou até mesmo mais convincente discorrer sobre a importância do brincar e como a Neurociência confirma a relevância da prática, porém este espaço não permite tamanha informação, sinta-se convidado a conhecer e explorar sobre essa ciência.

O que, de fato, quero compartilhar é a iniciativa de um grupo de 40 mil pais que iniciou a campanha “Deixem nossos filhos serem crianças”, na Inglaterra, em protestos às escolas (Catraquinha).

Foi um eco em favor de nossos pequenos, que dia após dia, estão sendo sufocados por agendas torrenciais, condensadas de compromissos e conteúdos. Não está sobrando tempo para ser criança. Como seria libertador se esta campanha alcançasse “nossa terrinha”.

Acompanhando as mais recentes projeções do Mec para a infância, deparei-me com o termo que muito chamou minha atenção, enchendo-me mais ainda de esperança, DESESCOLARIZAÇÃO, evidenciando a importância de darmos tempo a infância no ambiente escolar, pois, criança aprende brincando. É necessário manter o equilíbrio entre o ensinamento e o brincar, ambos devem permanecer relacionados, indissociáveis, o lúdico é o fio condutor de todo aprendizado infantil.

Lembre-se do seu tempo de criança na escola. O que foi mais significativo pra você?

Juntos, por mais escolas que saibam BRINCAR!!!

 

 

 

Járede Sousa Barros de Oliveira
Pedagoga Especialista em Psicopedagogia

Deixe o seu comentário